Pastoral Vocacional na Nova Evangelização

04-04-2018

Uma evangelização que queira ser «nova» exige uma pastoral vocacional em relação com o contexto que a reclama. É este o ponto de partida para as inquietações lançadas pelo argentino Mario Oscar Llanos, licenciado em Ciências da Educação, com doutoramento em Teologia Pastoral e especialista em Psicologia de Consultoria. Em "Pastoral Vocacional na Nova Evangelização", que a Paulinas Editora lança no mês em que se assinala o Dia Mundial de Oração pelas Vocações (11 de maio), o autor caracteriza a «dramática e fascinante» condição juvenil atual, apontando fenómenos como a escassa visão de futuro e da fé, a par do crescimento tendencialmente individualista, subjetivo e consumista, que hipoteca a descoberta dos outros e de Deus.

Pastoral Vocacional - Construir Cultura Vocacional - Amedeo Cencini


Este livro propõe um caminho para superar a crise das vocações nos institutos de vida consagrada: construir cultura vocacional. O autor considera a pastoral vocacional como expressão da identidade profunda da Igreja e de seu modo de ser, como comunidade de chamados.
O livro parte da consideração a respeito do significado da cultura e do "fazer cultura" em geral, para, a seguir, definir mais precisamente o que quer dizer cultura vocacional, e descobrir - entre seus elementos constitutivos - a tarefa não apenas da teologia da vocação, mas também de uma espiritualidade e pastoral das vocações. Parte dessas reflexões foram apresentadas no II Congresso Vocacional da América Latina e Caribe, celebrado em Cartago (Costa Rica), em 2011.

Discernir o chamamento

Toda vocação exige de quem a experimenta uma reflexão prolongada, uma decisão ponderada e uma opção perseverante. Tratando-se, além disso, de uma vocação cristã e eclesial, que é interpretada como chamado e convite de Deus, a pessoa tem de efetuar um discernimento espiritual, esforçando-se por perceber e entender a percepção recebida. Mas todo discernimento cristão pessoal tem uma dimensão eclesial e requer o discernimento ampliado de alguma instância exterior ao sujeito, bem como de uma comunidade eclesial determinada, que confirma ou contrasta o resultado a que o sujeito tenha chegado. Estas páginas abordam esse discernimento e o exame da vocação de especial consagração no ministério ordenado e na vida consagrada, oferecendo uma metodologia concreta para a avaliação vocacional.

Comissão de Pastoral das Vocações - CIRP-CNISP
Todos os direitos reservados 2018
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora